20 iniciativas que prometem revolucionar como nos locomovemos

Ir para o trabalho e voltar para casa não é tarefa fácil. A lista de problemas enfrentados é mais do que conhecida: imensos congestionamentos, ônibus e metrôs superlotados, falta de ciclovias. Para facilitar a vida de quem já não aguenta mais a sufocante rotina das megalópoles, o Pegcar selecionou uma lista de aplicativos e iniciativas que podem te ajudar.

mobilidade

Para quem usa o transporte público

Para planejar o itinerário antes de sair de casa, dois aplicativos podem ser bem úteis. O Onde está meu ônibus?
e o Cade o ônibus? informam em tempo real onde estão os ônibus da linha utilizada, além de mostrar mapas e a situação do trânsito.

Outra opção é o Moovit, uma espécie de rede social que ajuda a traçar as melhores rotas para se chegar a um destino. Você consegue conferir os horários das linhas, estimar o tempo do trajeto, visualizar as alternativas menos engarrafadas e calcular os percursos a pé.

Pra quem curte pedalar

Que tal um aplicativo para ajudar durante a pedalada? Os aplicativos Sports Tracker, Strava, Runstastic Road Bike e Endomondo transformam seu smartphone em um verdadeiro computador de bordo, reunindo dados de velocidade, tempo de atividade, distância percorrida, dentre outros. Você ainda consegue compartilhar seu desempenho ao longo do percurso com sua rede de amigos.

Para pedalar para o trabalho o aplicativo Pedala São Paulo oferece mapas completos das rotas de bicicleta,  destacando todas as ciclovias em seu trajeto. E para tomar banho? Pois é, a iniciativa Dress Me Up, localizada no Brooklin, oferece toda a infraestrutura de estacionamento e banho para quem não abre mão de ir para o trabalho com a “magrela”.

Se você não tem uma bicicleta, mas quer pedalar, fique tranquilo. Os sistemas de compartilhamento de bicicletas como o Bike Sampa e o Ciclo Sampa são ótimas opções. As estações com as bikes estão espalhadas por toda São Paulo para curtir a cidade sem as preocupações do trânsito, estacionamento, etc.

Para quem gosta de caminhar e/ou correr

Até onde você consegue chegar após 5 minutos de caminhada? O aplicativo Walknomics responde esta pergunta. O aplicativo é útil tanto para quem está caminhando em uma cidade desconhecida, quanto para quem quer calcular seu trajeto de maneira mais eficiente.

Enquanto alguns caminham, outros correm. Para driblar o trânsito caótico nas grandes cidades, mais e mais pessoas correm para o trabalho, unindo mobilidade à qualidade de vida. A tendência vem sendo fomentada pelo projeto Corrida Amiga, que incentiva pessoas a se locomoverem pela cidade por meio da corrida, oferecendo dicas de trajeto, de como se vestir e de como lidar com buracos, ladeiras e pedestres no caminho.

Para quem não dispensa o carro

Quem dirige nas grandes metrópoles não tem mais como viver sem o Waze. O aplicativo usa dados dos próprios usuários para fornecer informações do tráfego em tempo real, ajudando milhares de usuários a economizar tempo e combustível. O Waze já é utilizado por mais de 1,5 milhão de pessoas só em São Paulo.

Táxi, carona e car sharing: estas três modalidades vêm ganhando força para quem deixa o carro na garagem ou adotou o estilo de vida sem carro. O EasyTaxi e o 99taxis estão no topo da lista de aplicativos para chamar um taxista. Mas a nova onda é outra: os serviços de carona, como Uber e Zaznu, e os sistemas de car sharing, como Pegcar e Zazcar, prometem mudar a forma de como as pessoas se locomovem, propondo um serviço mais econômico e conveniente.

Fonte: http://pegcar.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s